APAV no Bairro dos Navegadores

#Oeiras #IPSS #Oeiras #Associação #Apoio à Vítima #Prevenção da Violência #Prevenção Criminal #Direitos das Vítimas #Educação para a Justiça #Segurança
O projeto decorre de uma parceria estabelecida entre a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e o Município de Oeiras, no âmbito do seu Contrato Local de Segurança (CLS). Neste momento, o projeto já conta com duas edições - a primeira, entre outubro de 2020 e outubro de 2021 e a segunda, desde dezembro de 2021. Este projeto tem como território-alvo o Bairro Municipal dos Navegadores, sendo que desde o seu início se prima pelo atendimento e apoio especializado às vítimas de crime, seus familiares e amigos/as; pelo desenvolvimento e promoção de ações e eventos de sensibilização junto da comunidade local e entidades parceiras; e, nesta segunda edição, pela prevenção junto de crianças do 1º ciclo. Estas atividades têm como principal objetivo a capacitação e empoderamento de uma comunidade demarcada por diversas vulnerabilidades sociais, dando-lhe as ferramentas necessárias para a identificação de situações de violência/crime, protegendo-a e tornando-a mais reativa às mesmas.
Impactos
Nº de atendimentos e diligências
412
Atendimentos e diligências Total

Nºde atendimentos (presenciais e à distância) e diligências (contacto e envio de documentos a outras entidades; acompanhamento a diligências processuais) necessários para um processo de apoio profícuo

Meta
16 3
Promover o estado de direito e garantir igualdade de acesso à justiça
Nº de vítimas de crime apoiadas
36
pessoas Total

Número de vítimas de crime, familiares e amigos/as, apoiados/as desde outubro de 2020, independentemente da tipologia de crime das quais estes/as foram lesadas.

Meta
16 10
Garantir o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais
Nº de sessões de prevenção
14
Sessões Total

Sessões do Programa de Prevenção "Hora de SER", na qual se abordaram temas como os relacionamentos positivos e os efeitos da violência, através da realização de atividades lúdico-pedagógicas.

Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Nº de crianças abrangidas pelas sessões de prevenção
46
pessoas Total

Abrangidas crianças do 1º ciclo do Ensino Básico da EB1/JI Pedro Álvares Cabral e do ATL do Centro Social Paroquial Nossa Senhora de Porto Salvo (CSPNSPS), maioritariamente dos 3º e 4º anos.

Meta
16 2
Proteger as crianças dos abusos, exploração, tráfico e violência
Nº de ações/eventos de sensibilização dinamizados
22
Ações/Eventos Total

Abordados temas como os direitos das vítimas de crime; a violência contra crianças e jovens; a cibercriminalidade e riscos online; igualdade de género; segurança sénior; entre outros.

Meta
16 1
Reduzir todas as formas de violência
Nº de pessoas abrangidas pelas ações/eventos de sensibilização
350
pessoas Total

Estas ações e eventos dirigiram-se a diferentes públicos, abrangendo crianças e jovens (ensino pré-escolar ao 3º ciclo), adultos e pessoas idosas da comunidade local, bem como entidades parceiras.

Meta
16 10
Garantir o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais
Informações do projeto
Promotor:
IPSS
Nº pessoas alcançadas:
100 – 500
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação