Antropologia do Espanto

#Loulé #Fundação #Cultura #educação: Querença #Manuel Viegas Guerreiro #intergeracional #comunidade
ANTROPOLOGIA DO ESPANTO Jogos e um vídeo, realizados por crianças de Querença, apresentam o antropólogo Manuel Viegas Guerreiro (1912-1997) às gerações do século XXI. Facilita-se o conhecimento através da expressão artística e das áreas lúdica e pedagógica. Desperta-se a curiosidade pelo património cultural e imaterial alojado em Querença, aldeia natal do antropólogo. Um jogo de chão - físico - reúne adivinhas, lengalengas e jogos tradicionais em torno da vida e obra de Viegas Guerreiro. Foi desenvolvido pela Fundação Manuel Viegas Guerreiro junto da escola EB/JI de Querença, com o agrupamento Pde. João Coelho Cabanita, a Associação Ao Luar Teatro, a Câmara Municipal de Loulé e a União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim. O projecto está integrado na 1.ª Bienal Cultura e Educação: "Retrovisor, uma história do futuro", promovida pelo Plano Nacional das Artes.
Impactos
Promover os valores identitários regionais e o conhecimento de personalidades naturais da aldeia que contribuíram para a Ciência
400
pessoas por ano

Dinamizam-se acções através de um conjunto de recursos educativos, despertando-as para as diferentes culturas, saberes e para a natureza a partir dos valores regionais e personalidades locais.

Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Promover a igualdade de oportunidades no jogo, desde o simples lançar do dado ao desempenho de tarefas e desafios através do respeito pelo outro e cooperação.
400
pessoas por ano

As respostas e escolhas são apoiadas por um/a mediador/a que garante a igualdade de oportunidade entre todo/as, não atribuindo desafios segundo o género; promovendo a cooperação e a entreajuda.

Meta
5 1
Acabar com a discriminação contra as mulheres e meninas
Trabalho em rede: Potenciar o projecto, os seus resultados e alcançar um público mais vasto
70
pessoas por ano

O jogo resultou da conjugação de competências solidárias, intelectuais, artísticas e sociais de todos os parceiros, bem como das suas missões no território e capacidade financeira. Amplia parcerias.

Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
Divulgar a cultura de comunidades rurais intrinsecamente ligadas à Natureza, como a dos Macondes, do Norte de Moçambique e a dos habitantes de Querença,
400
pessoas por ano

Algumas das adivinhas, lengalengas e provérbios do jogo evidenciam a relação ancestral e de interdependência entre o Homem e a Natureza. Os jogos tradicionais recriados recorrem à reutilização.

Meta
13 3
Educação da população para as alterações climáticas
Transmissão de valores e práticas que mobilizam o respeito pela coabitação de milhões de seres vivos com a espécie humana no Planeta.
400
pessoas por ano

Diálogo si em termos de práticas que respeitam a biodiversidade na região e no Planeta, apontando para o Percurso Eco-Botânico de Querença, palco de conservação e salvaguarda de espécies ameaçadas.

Meta
15 5
Proteger a biodiversidade e os habitats naturais
Tolerância, multiculturalidade, respeito pelo outro e pela natureza conduzem à paz
400
pessoas por ano

O jogo contempla um conjunto de valores experimentados em decisões para progredir que trabalham estes princípios e o do acesso à informação para cumprir metas com sucesso. Decidir informado.

Meta
16 7
Garantir a tomada de decisão adequada, inclusiva e representativa
Informações do projeto
Promotor:
Fundação
Nº pessoas alcançadas:
100 – 500
Estado de desenvolvimento:
A enraizar