Aldeia Típica de José Franco

#Mafra #Fundação

Esta aldeia típica surgiu nos anos 60, pelas mãos de José Franco, oleiro nascido na região. Filho de uma vendedora de louça e de um sapateiro, ele aprendeu o ofício com dois mestres oleiros de Sobreiro. Na época, a renda de muitos habitantes vinha da venda das peças feitas a partir do barro.

O local recria uma aldeia típica portuguesa, com diversos prédios em miniatura: moinho, talho (açougue), mercearia, lojas… Além de representações de trabalhadores como sapateiro, alfaiate, barbeiro etc. A Aldeia Sobreiro também tem um pequeno museu da cerâmica, que conta com peças feitas pelo próprio José Franco.

A visita ao espaço é totalmente gratuita e conta com um grande estacionamento (também grátis) na parte traseira. No local, encontra-se uma pequena estabelecimento que vende, entre outras coisas, o típico e delicioso pão com chouriço. Como não poderia deixar de ser, por ali também é possível comprar cerâmicas de diferentes tipos e estilos.

Hoje, o pequeno mundo moldado pelas mãos de José Franco (falecido em 2009) é visitado anualmente por milhares de pessoas. E, para além da exposição das figuras, no museu que lhe foi dedicado, os visitantes encontram réplicas à escala humana de muralhas de castelos, moinhos de vento, um parque infantil, uma pequena adega onde podem provar o vinho da região ou ainda a padaria, onde podem comprar o afamado pão com chouriço, entre outros. Na Aldeia de José Franco cabe a dedicação de uma vida à nobre atividade tradicional da olaria, expondo ainda a rica cultura artesanal do Concelho de Mafra.

Informações do projeto
Promotor:
Fundação
Nº pessoas alcançadas:
≥ 10000
Estado de desenvolvimento:
Em semente