Academia Sénior

#Almada #Associação

Objetivos: promover hábitos desportivos na idade sénior como forma de combate ao sedentarismo e exclusão social. Integração do desporto adaptado às condições físicas individuais com atividade recreativa e cultural. Identificação de indivíduos em risco de isolamento social e promover igualdade de acesso independentemente do estrato social.

Fundamentos do projeto: o clube desportivo é por excelência um meio de integração social, através da promoção da atividade desportiva saudável e que permita a inclusão social de todos os indivíduos independentemente da faixa etária. O desporto social deverá ser um veículo essencial ao aumento da relação entre todas as gerações, combatendo a solidão e a exclusão social. O RCVC é uma entidade sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública nos termos do artigo nº 18 da Lei-quadro nº 36/2021 pelo desenvolvimento desportivo realizado na freguesia Charneca da Caparica/Sobreda. Tem um projeto que visa a promoção da prática desportiva como via essencial para a criação de um estilo de vida saudável, com atividades formativas que integram todas as margens sociais.

Parceria local: o projeto apresentado destina-se a ser executado em parceria com a Associação Almada Mundo (Amai), igualmente localizada no concelho de Almada. A Associação Almada Mundo (AMAI) é uma associação sem fins lucrativos, que tem por objeto social atividades no âmbito do apoio à educação e formação de todas as classes etárias. Tem contribuído para o desenvolvimento dos sistemas de educação, formação e inovação numa perspetiva inclusiva, emancipatória e de uma cidadania plena no concelho de Almada, numa perspetiva europeia e baseando-se no intercambio cultural internacional. Esta duas associações em conjunto pretendem desenvolver, no presente projeto, hábitos desportivos para a faixa etária superior a 60 anos, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), de pelos menos 150 minutos de exercício aeróbico em dois treinos semanais (1), como também o reforço muscular e capacidade de equilíbrio pelo menos 3x por semana (1), aspetos associados ao aumento considerável da sobrevida (2). O presente projeto irá também mitigar a exclusão social e cultural através de atividades recreativo-culturais, como a pintura, o teatro e a música e organizar jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e outras atividades lúdicas que estimulem o pensamento e a interação social. Todas as atividades serão acessíveis financeiramente para os idosos da freguesia, permitindo oferta de transporte ou assistência para aqueles que enfrentam barreiras de mobilidade e estabelecendo programas de visitas domiciliares para os idosos que necessitem de mais apoio. O projeto irá privilegiar a promoção da saúde mental com sessões de terapia em grupo para discutir discussões emocionais e para desenvolvimento de técnicas de relaxamento e meditação para reduzir o stress e a ansiedade, fornecendo um apoio psicológico individual quando necessário.

Operacionalização:

  1. Calendarização do projeto
As atividades irão decorrer na sede do Real Clube vale de Cavala (RCVC) durante todos os dias uteis das 13h às 17h entre Outubro 2023 e Julho de 2024.
  1. Programa de atividades desportivas e recreativas (provisório)
Segunda 	Terça 	Quarta	Quinta 	Sexta
13h Almoço Almoço Almoço Almoço Almoço 14h Cavaquinhos Teatro Cavaquinhos Pintura Caminhada 15h Coro Ritmos GOLD Coro Ritmos GOLD Sueca/malha 16h Yoga Streching Yoga Streching Baile

Identificação de indivíduos em risco: irá ser solicitada à direção do ACES Almada/Seixal a nomeação de 2 diretores de centros de saúde como interlocutores entre rede de cuidados de saúde primária e o presente projeto, com objetivo de identificar indivíduos em risco de exclusão social e sinalizando-os ao RCVC. Identificará também quais destes indivíduos estão isentos de pagamentos no SNS ao abrigo do regime de insuficiência económica. O RCVC irá aceitar a inscrição no presente programa até 10 elementos dentro deste regime sem qualquer custo associado, contudo todos os participantes nas atividades terão de ser sócios do clube com cotas em dia (12 euros/ano). Poderão também se inscrever nas atividades todos os sócios do RCVC e elementos sinalizados pela AAM, cumprindo os mesmos requisitos identificados anteriormente.

Avaliação e Acompanhamento da Saúde Mental: a AAM irá promover plano de psicologia clínica que monitorize o progresso de cada idoso e ajuste o plano terapêutico conforme necessário, realizando avaliações periódicas de satisfação para obter feedback de idosos e suas famílias. Este plano terapêutico terá o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos, promovendo uma abordagem holística que abranja a saúde física e mental, assim com a sua integração social. Serão desenvolvidas estratégias de acordo com as necessidades e preferências individuais de cada idoso, promovendo assim a igualdade de acesso e uma maior qualidade de vida.

Impactos
Saúde qualidade
30
pessoas por ano

Promover hábitos desportivos na idade sénior como forma de combate ao sedentarismo. Integração do desporto adaptado às condições físicas individuais com atividade recreativa e cultural. Promoção e defesa da saúde mental em idade sénior

Meta
3 4
Reduzir a mortalidade por doenças não transmissíveis e promover a saúde mental
Inclusão social
30
pessoas por ano

Identificação de indivíduos com idade a partir de 60 anos, em risco de isolamento social e promover igualdade de acesso independentemente do estrato social. hábitos desportivos na idade sénior como forma de combate à exclusão social.

Meta
4 5
Eliminar toda a discriminação na educação
Informações do projeto
Promotor:
Associação
Nº pessoas alcançadas:
25 – 100
Estado de desenvolvimento:
A germinar