Academia Rotaeco
A Academia Rotaeco destina-se aos jovens universitários do Porto e surge na sequência da atual crise climática, cada vez mais preocupante. Apesar de ser um tema central, temos um problema paralelo que passa pela falta de informação e/ou a existência de fake news. Portanto, prevalece alguma ignorância sobre hábitos sustentáveis que levaram à necessidade desta academia que teve a sua 1ª edição em mar-abr 2022 e que terá, pelo menos, uma edição anual.
A academia é dividida em 4 módulos: Qual o problema?; O que tem sido feito?; Que mudanças podemos fazer?; Que mudanças vou fazer?. Os estudantes do ensino superior foram e são o seu público-alvo, pois serão os jovens que sofrerão na pele as consequências, caso os comportamentos não se revertam significativamente.
O objetivo da academia é dotar todos os participantes da informação necessária para que sejam capazes de perceber o problema de forma clara, assim como as políticas já adotadas e aquilo que está a ser feito para o mitigar.
- Nº de participantes
- 51pessoas por ano
A academia teve 51 inscritos, tendo a sua maioria frequentado assiduamente as sessões dos vários módulos.
Meta13 ● 3Educação da população para as alterações climáticas - Nº de parceiros presentes
- 10organizações por ano
Acreditamos que a cooperação é fundamental para o sucesso de qualquer projeto e, como o ODS 17 reflete, é a única forma de conseguirmos cumprir os objetivos e metas estabelecidos para 2030.
Meta17 ● 17Promover parcerias efetivas - Nº de participantes com plano individual de mudança
- 25pessoas por ano
A Academia pretende incentivar a mudança dos jovens e, portanto, no final são desafiados a elaborar o seu plano individual de mudança.
Meta8 ● 6Promoção do emprego jovem, educação e formação
- Promotor:
- Outro
- Nº pessoas alcançadas:
- 25 – 100
- Estado de desenvolvimento:
- A enraizar