À PESCA

#Setúbal #Cooperativa #literacia em saúde #literacia digital #InfoPonto #proximidade #cidadania #participação
À PESCA é um projeto de capacitação da população da zona urbana central da antiga Freg. da Anunciada/Setúbal, para prevenir a propagação da pandemia por COVID19, fazendo circular informação e aumentando a literacia digital e administrativa, a literacia em saúde e as pulsões solidárias de cooperação. À PESCA expande o conceito de saúde, promovendo ambientes comunitários protetores para as pessoas dos bairros e pela sua ação. O foco do Projeto centra-se na criação de INFO PONTOS itinerantes que irão funcionar diretamente nas instalações das Associações de bairro (Parceiras) e nos cafés da freguesia. Aqui ensina-se a população a aceder aos serviços públicos online e a solucionar exigências administrativas do dia-a-dia, aumentando a inclusão digital e a autossuficiência; aqui fomentam-se redes de proximidade e cooperação entre moradores/as; aqui promove-se o envolvimento dos/as líderes locais e a criação de bolsas de voluntariado solidário que darão continuidade às atividades pós-projeto.
Impactos
N.º de sessões de InfoPonto
99
atendimentos semanal

InfoPontos dinamizados em 6 locais da antiga freguesia da Anunciada p/apoiar a população na resolução de problemas do dia-a-dia, administrativos e de iliteracia na utilização de plataformas digitais no acesso a serviços.

Meta
1 4
Igualdade de acesso à propriedade, serviços básicos, tecnologia e recursos económicos
N.º de pessoas envolvidas nos Laboratórios de Literacia Cidadã
110
pessoas por mês

Oficinas de formação para a inclusão digital direcionadas a pequenos grupos. Promoção do saber fazer na utilização das plataformas digitais de acesso/articulação com os serviços públicos e privados.

Meta
4 6
Literacia e numeracia universais
N.º de pessoas formadas para voluntariado de facilitação digital
28
pessoas semestral

Formação de facilitadoras/es digitais para dinamizarem os InfoPontos e Laboratórios numa perspectiva de assegurarem a sustentabilidade destas atividades pós-projeto.

Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
N.º produtos criados
11
flyers por mês

Criação de produtos do projeto para informar e sensibilizar as pessoas sobre prevenção e boas práticas em saúde e promoção da literacia cidadã, para distribuição nas associações, serviços públicos, comércio local, farmácias, etc.

Meta
3 7
Acesso universal a cuidados sexuais e reprodutivos
N.º ações de informação e sensibilização em saúde
15
ações quinzenal

Rodas de conversa e dinâmicas comunitárias sobre literacia em saúde com o objetivo de prevenção de erros críticos por desconhecimento e promoção de boas práticas em saúde. Espaços de informação, sensibilização e esclarecimento de dúvidas.

Meta
1 3
Implementar sistemas de proteção social
N.º de pessoas sem abrigo beneficiárias de apoio alimentar
80
pessoas diária

Reforço da resposta de apoio alimentar à população sem abrigo e famílias, através da aquisição de equipamentos para a cozinha comunitária da Associação CASA - Setúbal.

Meta
2 1
Acesso universal a alimentos seguros e nutritivos
N.º total de pessoas beneficiárias diretas do projeto À PESCA
350
pessoas diária

Pessoas e famílias do território e para além dele, de todas as idades, nacionais e imigrantes, estudantes, empregadas e desempregadas, que participaram nas diversas atividades do projeto.

Meta
10 2
Promover a inclusão social, económica e política universal
N.º de pessoas alcançadas através das redes sociais
356
pessoas diária

Número de seguidores das duas páginas de redes sociais criadas exclusivamente para o projeto À PESCA (facebook e instagram).

Meta
16 10
Garantir o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais
N.º previsional de pessoas alcançadas direta e indiretamente pelo projeto À PESCA
8050
pessoas diária

Prevemos que cada pessoa diretamente envolvida nas atividades do projeto, repercute mudanças positivas em pelo menos mais 2 pessoas da sua rede de proximidade, somando ao n.º de flyers distribuídos.

Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
Informações do projeto
Promotor:
Cooperativa
Nº pessoas alcançadas:
100 – 500
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação