Mulheres em Construção!

#Aveiro #Associação #igualdade de género #arquitectura #construção #comunidade #emprego #economia circular
A questão da habitação revelou-se prioritária para enfrentar a pandemia da COVID-19. As mulheres são quem cuida e quem mais tempo passa em casa, sofrendo com a precariedade das habitações e dependentes nas ações de manutenção. São as primeiras afetadas pelo desemprego em situações de crise. Destinada ao Bairro de Santiago em Aveiro, a proposta consiste em: formação certificada na construção civil para mulheres em risco laboral; reabilitação de imóvel para uso comunitário; criação de banco de materiais de construção; e formação em Igualdade de Género para formandas, parceiras e trabalhadores de empresas locais. Objetiva-se desconstruir estereótipos de género, promover autonomia e saúde, capacitar para o (auto) emprego, impulsionar vínculos comunitários e melhorar o habitat de muitas famílias, inserindo-se em 5 eixos de intervenção. As ONG locais identificaram as formandas, o local a reabilitar e as moradoras, trabalhadoras civis, que acompanharão a estrutura letiva e/ou farão formação.
Impactos
Criação do Banco Comunitário de Materiais e Ferramentas do Bairro de Santiago
2200
pessoas permanentemente

A constituição do Banco Comunitário de Materiais e Ferramentas era um objectivo do projecto. A loja 23 da Rua Nova foi reabilitada e alberga o Banco que é gerido por formandas e serve todo o Bairro.

Meta
11 3
Urbanização sustentável e inclusiva
Capacitação técnica e cívica de mulheres em vulnerabilidade social e laboral
300
horas por ano

No objectivo de capacitação e formação de mulheres em vulnerabilidade social e laboral foram leccionadas formações certificadas pelo IEFP e pela associação Mulheres na Arquitectura (teóricas-práticas)

Meta
5 5
Garantir a participação total na liderança e na tomada de decisões
Igualdade de género na indústria da construção civil
20
parceiras por ano

No objectivo de conquista de igualdade de género na indústria da construção civil foi cumprida a hélice quíntupla de inovação social, envolvendo directamente no projecto parceiras formais e informais

Meta
5 1
Acabar com a discriminação contra as mulheres e meninas
Melhoria das habitações através de trabalhos de manutenção realizados pelas formandas
16
famílias por ano

Um dos objectivos do projecto é capacitar as formandas para serem mais autónomas na realização de melhorias nas habitações próprias, muitas vezes degradadas e de propriedade pública ou arrendamento.

Meta
11 3
Urbanização sustentável e inclusiva
Informações do projeto
Promotor:
Associação
Nº pessoas alcançadas:
25 – 100
Estado de desenvolvimento:
Em semente