ProximIDADE MAIOR

#Ovar #IPSS #Esmoriz #idosos #ipss #participação #comunidade #inclusão #tecnologia #suporte #saúde
No contexto atual urge encontrar soluções para apoiar as pessoas idosas a continuar a viver em casa, de forma independente. A velhice assume formas diferentes de pessoa para pessoa e o suporte a essa diversidade requer inovações integradas e personalizadas, que envolvam os próprios e toda a comunidade, agora mais do que nunca. Na freguesia de Esmoriz,um grupo informal de pessoas idosas(maioritariamente mulheres,com média de 76 anos de idade, autónomas e a viver sós), em representação do grande grupo de idosos residente na cidade (1 543 em 2011),solicita ajuda para que possam continuar a viver em casa, ativa e saudavelmente. Fruto da pandemia,são considerados um grupo de grande risco e apesar do isolamento não lhes ser novidade, sentem-se ainda mais sós, confusos e excluídos. O presente projeto pretende facilitar-lhes o acesso aos cuidados de saúde, apoios adequados às necessidades de cada pessoa e a minimização dos sentimentos de solidão e insegurança, com recurso às novas tecnologias.
Impactos
N.º total de beneficiários do projeto
98
pessoas por ano
Meta
3 8
Cobertura universal de saúde
N.º médio mensal de articulações
24
Articulações por mês

Serviço de articulação privilegiada com USF Barrinha, hospitais distritais e outros serviços de saúde, para marcações, solicitações e informações (linha telefónica, e-mail e/ou pessoalmente).

Meta
3 8
Cobertura universal de saúde
N.º médio mensal de acompanhamentos ao exterior
37
Acompanhamentos personalizados por mês

Transporte e acompanhamento individualizado a serviços de saúde e para aquisição de bens e serviços, de acordo com as especificidades, hábitos e desejos de cada pessoa, bem como tarefas de cidadania.

Meta
3 8
Cobertura universal de saúde
N.º médio mensal de visitas domiciliárias
22
Visitas domiciliárias por mês

Visitas domiciliárias para sessões individualizadas, de estimulação cognitiva e socialização, para diminuição de sentimentos de solidão e empoderamento da pessoa idosa.

Meta
10 2
Promover a inclusão social, económica e política universal
N.º médio mensal de chamada telefónicas
158
Chamadas Telefónicas por mês

Chamadas telefónicas para acompanhamento do estado da pessoa idosa, para apoio emocional, socialização e diminuição de sentimentos de solidão.

Meta
10 2
Promover a inclusão social, económica e política universal
N.º médio mensal de sessões individualizadas de novas tecnologias e teleassistência
6
Sessões por mês

Serviços de teleassistência (ligação a central telefónica, com profissionais 24 horas, que atuarão em função da situação). Sessões de ensinamentos de utilização de novas tecnologias (WhatsApp, etc.).

Meta
10 2
Promover a inclusão social, económica e política universal
N.º de cadernos de exercícios de estimulação
379
Cadernos de Exercícios por ano

Cadernos de exercícios para treino de funções cognitivas, desde motricidade fina, atenção, memórias, entre outras, direcionadas para a poulação-alvo.

Meta
3 4
Reduzir a mortalidade por doenças não transmissíveis e promover a saúde mental
N.º de ações de sensibilização sobre temáticas de saúde
6
Ações de sensibilização por ano

Ações de sensibilização para temáticas de saúde, direcionadas à sensibilização e formação para estilos de vida saudáveis, dinamizadas por médicos internos da Unidade de Saúde Familiar de Esmoriz.

Meta
3 4
Reduzir a mortalidade por doenças não transmissíveis e promover a saúde mental
N.º de EPIs
30
EPIs por ano

Entrega de EPIs para sensibilizar, informar e orientar nos cuidados a ter como medidas preventivas da COVID19 (desde da sua correta utilização como para a manutenção dos cuidados).

Meta
3 8
Cobertura universal de saúde
N.º de melhorias do ambiente doméstico
7
Melhorias do Ambiente Doméstico

Pequenas reparações no domicílio, por parceiro e profissional da área, sensível a esta dificuldade e disponível para priorizar intervenções em casas de pessoas idosas.

Meta
3 4
Reduzir a mortalidade por doenças não transmissíveis e promover a saúde mental
N.º de atividades de pequeno grupo
42
Sessões de Grupo por ano

Atividades de grupo para sensibilização de questões do envelhecimento ativo, para realização de atividades de cultivo de espírito de grupo, atividades ao ar-livre e para promoção do bem-estar.

Meta
4 6
Literacia e numeracia universais
N.º de publicações na página do Facebook
50
Publicações por ano

Através de publicações de imagens, vídeos e notícias sobre o projeto, para criar momentos de reflexão, partilha e debate dos desafios do envelhecimento demográfico para o alcance de toda a comunidade.

Meta
17 17
Promover parcerias efetivas
Informações do projeto
Promotor:
IPSS
Nº pessoas alcançadas:
100 – 500
Estado de desenvolvimento:
Em semente