Projeto TOC TOC - Multi Serviços Porta a Porta

#Armamar #IPSS
Projeto TOC TOC visa proporcionar uma resposta social não tipificada, inexistente e inovadora, a uma franja populacional com diversas fragilidades (idosos e deficientes, indivíduos e famílias em isolamento profilático, sem retaguarda familiar) e com dificuldades no acesso a bens e serviços básicos, que potenciam situações de isolamento/exclusão social. No território do projeto, onde os principais serviços se concentram na sede do município, a insuficiente rede de transportes públicos, aliada às dificuldades financeiras das famílias e às limitações físico/psíquicas da população, surgem como problemáticas base do projeto. Com recurso a viatura e a acompanhamento individual personalizado pretende-se oferecer leque de serviços: entrega de bens de primeira necessidade no domicílio; transporte a consultas médicas, farmácia, etc. Em simultâneo serão desenvolvidas ações individuais/ pequeno grupo na área da saúde, educação ambiental, gestão orçamento familiar e melhoria condições habitacionais
Impactos
Transporte e Acompanhamento à sede do Município de Armamar
234
pessoas 11 MESES

Com recurso a viatura, acompanhamento individualizado da Monitora a idosos, famílias e pessoas com incapacidade à sede do Município, promovendo a igualdade de oportunidades no acesso a respostas e serviços básicos

Meta
10 2
Promover a inclusão social, económica e política universal
Acompanhamento individualizado aos beneficiários e acompanhamento aos serviços na sede do Município
300
pessoas 11 MESES

Aquisição e entrega de bens de primeira necessidade ao domicílio dos beneficiários (alimentação, medicação, etc). Auxílio na leitura e interpretação de correspondência e preparação da medicação. Acompanhamento aos serviços.

Meta
1 4
Igualdade de acesso à propriedade, serviços básicos, tecnologia e recursos económicos
Diminuição do isolamento e solidão da população fragilizada
300
pessoas 11 meses

De forma informal, e de modo a minimizar o isolamento e exclusão social a Monitora avalia e identifica as necessidades e handicaps dos beneficiários e proceder em conjunto com a gestora do projeto ao encaminhamento para as respostas adequadas, para resolução das problemáticas identificadas.

Meta
3 4
Reduzir a mortalidade por doenças não transmissíveis e promover a saúde mental
Nº de Ações de sensibilização; e articulação/acompanhamento aos serviços de Saúde
454
pessoas 11 meses

Nº de Ações de Sensibilização: 60; 283 participantes; Nº de acompanhamentos aos serviços de saúde: 171; Articulação com os serviços é feita de forma constante, para facilitar o acesso dos beneficiários a estes serviços.

Meta
3 8
Cobertura universal de saúde
Apoio na gestão do orçamento familiar e organização da habitação
61
pessoas 11 meses

Nº de habitações reorganizadas: 16 Nº de beneficiários com apoio na reeducação financeira: 16 + 45 proporcionar condições condignas na habitação.

Meta
1 3
Implementar sistemas de proteção social
Nº de chamadas realizadas
23
pessoas 11 meses

Contribuindo para a diminuição do isolamento, solidão e tristeza, realizamos videochamadas, com recurso a um telemóvel, para os familiares e amigos dos idosos isolados, famílias carenciadas e deficientes, aproximando os do mundo exterior. Questionando as suas necessidades.

Meta
3 4
Reduzir a mortalidade por doenças não transmissíveis e promover a saúde mental
Nº de Ações de sensibilização relacionadas sobre a sustentabilidade ambiental
165
pessoas 11 meses

Proporcionado aos participantes atividades ao ar livre e de sensibilização centradas em REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR (caminhadas, atividades interativas). Foram realizadas 17 ações, neste âmbito.

Meta
4 7
Educação para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global
Informações do projeto
Promotor:
IPSS
Nº pessoas alcançadas:
100 – 500
Estado de desenvolvimento:
Em frutificação