BIO-SOR - Projeto de Compostagem Doméstica

#Ponte de Sor #Compostagem Doméstica
O projeto BIO-SOR, financiado pelo Programa Recolha Bio do Fundo Ambiental, tem por objetivo geral a implementação de um projeto piloto de compostagem doméstica no concelho de Ponte de Sor, excetuando os núcleos urbanos de Ponte de Sor, Tramaga e Montargil, promovendo a separação dos resíduos orgânicos produzidos pela população. Adicionalmente, pretende-se contribuir para a diminuição dos resíduos encaminhados para aterro, através da implementação de um programa de reciclagem na origem dos biorresíduos produzidos na área de intervenção do projeto.
Impactos
Nº de alojamentos a realizar compostagem doméstica
535
Alojamentos

Serão disponibilizados gratuitamente kits de compostagem doméstica aos munícipes das freguesias na área de intervenção do projeto, que disponham de um espaço verde na sua habitação.

Meta
12 5
Reduzir significativamente a produção de resíduos
Sensibilização ambiental e educação ecológica

Ao envolver os cidadãos na gestão de resíduos, a compostagem reforça a literacia ambiental e promove comportamentos mais conscientes sobre consumo, separação e reaproveitamento.

Meta
13 1
Fortalecer a resiliência e a capacidade de adaptação a desastres relacionados com o clima
Promoção da economia circular

Transformar resíduos orgânicos em recurso produtivo contribui para um modelo de consumo mais sustentável, com menor desperdício e maior reutilização.

Meta
12 5
Reduzir significativamente a produção de resíduos
Promoção de hábitos sustentáveis nas comunidades

A prática recorrente da compostagem contribui para uma cultura de proximidade à natureza, à produção alimentar e à redução do impacto ambiental doméstico.

Meta
11 6
Reduzir o impacte ambiental negativo nas cidades
Estímulo à economia local e circular

A compostagem doméstica ou comunitária dinamiza pequenos negócios (formações, fornecimento de compostores, hortas urbanas) e valoriza recursos locais.

Meta
8 4
Melhoria da eficiência dos recursos no consumo e na produção
Diminuição das emissões de gases com efeito de estufa

Evitar a decomposição anaeróbica dos resíduos orgânicos em aterro contribui para a redução de emissões de metano, um gás com potencial de aquecimento global 25 vezes superior ao CO₂.

Meta
11 6
Reduzir o impacte ambiental negativo nas cidades
Produção local de composto natural e melhoria da qualidade do solo

O composto gerado é rico em nutrientes, favorecendo a fertilidade e a estrutura do solo, promovendo a regeneração dos solos degradados.

Meta
2 4
Sistemas sustentáveis de produção de alimentos e práticas agrícolas resilientes
Produção local de composto natural e melhoria da qualidade do solo

A compostagem gera um fertilizante natural rico em matéria orgânica que melhora a fertilidade do solo, aumenta a capacidade de retenção de água e reduz a necessidade de fertilizantes químicos.

Meta
15 3
Combater a desertificação e restaurar a terra degradada
Informações da boa prática